sexta-feira, 17 de julho de 2020

O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIAIS NAS CRIANÇAS


As relações sociais são essenciais para o desenvolvimento do indivíduo, deste modo é importante refletir sobre a qualidade das experiências e das trocas sociais realizadas pelas crianças, sobretudo com os pais, para a construção de habilidades sociais que lhe serão úteis no decorrer de sua vida.

As habilidades sociais são classes de respostas comportamentais que se desenvolvem no ambiente social, mais especificamente, “uma classe de respostas é um conjunto de comportamentos topograficamente distintos que são funcionais em responder a uma determinada tarefa social”.
Sob esta perspectiva, a família, por ser o primeiro meio social da criança, tem significativa influência no seu desenvolvimento físico, intelectual e emocional. Além disso, é por meio da família que ocorre o aprendizado de suas habilidades sociais. Considerando-se que a criança aprende por meio do reforçamento, da imitação, dos modelos e da observação. Assim:

  • ·   Reforçamento: os comportamentos da criança, considerados socialmente apropriados, devem ser reforçados pelos pais, por meio da atenção, elogios ou outros gestos de aprovação; 
  • · Imitações: frequentemente as crianças passam a repetir (copiar) os comportamentos dos pais; 
  • ·  Modelos: os pais servem de referência para os filhos, o que suscita que os comportamentos adotados por eles diante de situações de conflito, normas, regras e resolução de problemas tendem a ser “copiados” pelos filhos; 
  • ·  Observações: a criança ao observar o comportamento dos pais, tende a copiá-los, imitá-los.


Os comportamentos do indivíduo são mantidos, ou não, em decorrência das consequências que eles produzem no ambiente, sendo que algumas consequências aumentam a frequência das respostas e outras diminuem esta frequência. Segundo Skinner (2003), são considerados reforços positivos aqueles que acrescentam algo positivo, para o indivíduo  e reforços negativos aqueles retiram algo que “incomodava” o indivíduo.
Neste contexto, o comportamento dos pais é importante, uma vez que, adotando comportamentos socialmente apropriados estarão contribuindo para o desenvolvimento do repertório comportamental adequado da criança. Nesta mesma visão, Pacheco, Teixeira e Gomes (1999, p. 118) explicam:

A importância dos pais para a aquisição de habilidades sociais tem sido demonstrada por alguns estudos. Por exemplo, o estilo familiar, o sistema de crenças, os valores e o modo como o adolescente percebe e dá significado a esses aspectos são elementos que têm impacto importante no desenvolvimento dessas habilidades.

Assim, pais comprometidos com o desenvolvimento de comportamentos sociais positivos da criança estão atentos ao desenvolvimento dos aspectos negativos e tendem a intervir com o fim de inibi-los, sinalizando à criança o que ela deve fazer.
Cabe destacarque as dificuldades nas habilidades sociais são compreendidas como deficiências na aprendizagem de padrões comportamentais e cognitivos que constituem as respostas adequadas às situações. Entretanto, “a ausência da resposta adequada não é o único indício de deficiência. A presença de ansiedade e de outros aspectos que interferem no desempenho social podem ser considerados também como indicadores de deficiência em habilidades sociais”.
De acordo com Valle e Garnica (2009, p. 51):

Há uma série de classes de respostas que têm sido comumente investigadas e referidas como componentes das habilidades sociais, tais como: iniciar e manter conversação; expressar sentimentos; expressar opiniões; pedir mudança de comportamento; fazer ou responder perguntas; fazer pedidos e elogio Porém, além desses componentes, outras dimensões são consideradas importantes, entre elas os aspectos não verbais do comportamento, por exemplo, o contato visual e a expressão facial

Neste sentido, percebe-se que as habilidades sociais contribuem para o desenvolvimento da competência social e de relacionamentos saudáveis e produtivos, o que acaba propiciando a ampliação do repertório comportamental.


Silvia Laura Abrahão

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