As relações sociais são
essenciais para o desenvolvimento do indivíduo, deste modo é importante
refletir sobre a qualidade das experiências e das trocas sociais realizadas
pelas crianças, sobretudo com os pais, para a construção de habilidades sociais
que lhe serão úteis no decorrer de sua vida.
As habilidades sociais são classes de respostas comportamentais
que se desenvolvem no ambiente social, mais especificamente, “uma classe de
respostas é um conjunto de comportamentos topograficamente distintos que são
funcionais em responder a uma determinada tarefa social”.
Sob esta perspectiva, a
família, por ser o primeiro meio social da criança, tem significativa
influência no seu desenvolvimento físico, intelectual e emocional. Além disso,
é por meio da família que ocorre o aprendizado de suas habilidades sociais. Considerando-se
que a criança aprende por meio do reforçamento,
da imitação, dos modelos e da observação. Assim:
- · Reforçamento: os comportamentos da criança, considerados
socialmente apropriados, devem ser reforçados pelos pais, por meio da atenção,
elogios ou outros gestos de aprovação;
- · Imitações: frequentemente as crianças passam
a repetir (copiar) os comportamentos dos pais;
- · Modelos: os pais servem de referência para os
filhos, o que suscita que os comportamentos adotados por eles diante de
situações de conflito, normas, regras e resolução de problemas tendem a ser
“copiados” pelos filhos;
- · Observações: a criança ao observar o
comportamento dos pais, tende a copiá-los, imitá-los.
Os comportamentos do indivíduo são mantidos, ou não, em
decorrência das consequências que eles produzem no ambiente, sendo que algumas
consequências aumentam a frequência das respostas e outras diminuem esta
frequência. Segundo Skinner (2003), são considerados reforços positivos aqueles
que acrescentam algo positivo, para o indivíduo e
reforços negativos aqueles retiram algo que “incomodava” o indivíduo.
Neste contexto, o comportamento dos pais é importante, uma vez que, adotando
comportamentos socialmente apropriados estarão contribuindo para o
desenvolvimento do repertório comportamental adequado da criança. Nesta mesma
visão, Pacheco, Teixeira e Gomes (1999, p. 118) explicam:
A importância dos pais para a
aquisição de habilidades sociais tem sido demonstrada por alguns estudos. Por
exemplo, o estilo familiar, o sistema de crenças, os valores e o modo como o
adolescente percebe e dá significado a esses aspectos são elementos que têm
impacto importante no desenvolvimento dessas habilidades.
Assim, pais comprometidos
com o desenvolvimento de comportamentos sociais positivos da criança estão
atentos ao desenvolvimento dos aspectos negativos e tendem a intervir com o fim
de inibi-los, sinalizando à criança o que ela deve fazer.
Cabe destacarque as dificuldades nas
habilidades sociais são compreendidas como deficiências na aprendizagem de
padrões comportamentais e cognitivos que constituem as respostas adequadas às
situações. Entretanto, “a ausência da resposta adequada não é o único indício
de deficiência. A presença de ansiedade e de outros aspectos que interferem no
desempenho social podem ser considerados também como indicadores de deficiência
em habilidades sociais”.
De acordo com Valle e
Garnica (2009, p. 51):
Há uma série de
classes de respostas que têm sido comumente investigadas e referidas como
componentes das habilidades sociais, tais como: iniciar e manter conversação;
expressar sentimentos; expressar opiniões; pedir mudança de comportamento;
fazer ou responder perguntas; fazer pedidos e elogio Porém, além desses
componentes, outras dimensões são consideradas importantes, entre elas os
aspectos não verbais do comportamento, por exemplo, o contato visual e a
expressão facial
Neste sentido, percebe-se que as habilidades sociais contribuem
para o desenvolvimento da competência social e de relacionamentos saudáveis e
produtivos, o que acaba propiciando a ampliação do repertório comportamental.
Silvia Laura Abrahão
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