Muito prazer, eu sou Silvia Laura Abrahão.
Paulistana, mas morando em Florianópolis há 26 anos. Sou formada em Psicologia desde 1983, pela Universidade Braz Cubas (Mogi das Cruzes - SP). Minha dedicação sempre foi à Psicologia Clínica.
Ainda na década de 1980, prestei serviço à antiga Fundação Estadual do Bem-Estar ao Menor (FEBEM), hoje Fundação Casa, onde tive a oportunidade de vivenciar os efeitos da desestruturação e negligência familiar, bem como a dependência química precoce, que resultaram em transtornos leves e graves de personalidade.
Na década de 1990 passei a trabalhar no Instituto Psiquiátrico de Guarulhos (município da Grande São Paulo), onde me deparei com grandes desafios, sendo o maior deles ganhar o respeito e a confiança do quadro de psiquiatras (eu era a única psicóloga), numa época em que poucos acreditavam na eficácia da Psicologia. Embora esta experiência tenha sido desafiadora aprendi muito com ela, uma vez que tive a oportunidade de trabalhar com pacientes de todas as idades e com todo tipo de transtorno, uma vez que ainda não havia divisão entre os pacientes, que também pouco tinham a fazer, a não ser ficar perambulando pelos corredores e pátios da instituição. Tal fato me levou a implantar o embrião do que hoje se conhece como arteterapia, que há muito já era usada em vários países, no entanto no Brasil, o eletrochoque e os quartos escuros (semelhantes as solitárias) prevaleciam.
Com a experiência obtida nestas duas instituições e com cursos de especialização passei a clinicar a domicilio ainda em São Paulo. Já, em Florianópolis abri meu próprio consultório, que também tinha parcerias com as escolas particulares, o que significa que as escolas me enviavam os alunos "considerados problemas" e eu também orientava as professoras. Também passei atuar volutariamente na Organização Não Gvernamental NO DROGRAS, com dependentes químicos.
Em 2008 iniciei o Mestrado em Psicologia Infantil e do Adolescente, pela Universidade Federal de Santa Catarina, embora continuasse atuando como psicologa clínica também para adultos. Em 2012, passei a me dedicar também aos idosos, pois percebi que este público era esquecido pelos profissionais de Psicologia.
Assim, me especializei em Neuropsicologia e Terapia Cognitivo-Comportamental, abrindo mais o leque de pacientes, que hoje faço questão que sejam atendidos com excelência na qualidade, dedicação e amor, por isso meus atendimentos e tratamentos são considerados SOCIAIS, ou seja, têm preços simbólicos (bem baratinhos) para que todos possam ser ajudados.
Hoje, tenho 64 anos, sou casada (43 anos), tenho quatro filhos (um falecido) e oito netos maravilhosos. Conclui a pouco o curso de Especialização em Psicologia Positiva, Competências Emocionai e Mindfulness (Atenção Plena), além de uma extensão em Demências. No momento estou me dedicando ao curso de Comunicação Não Violenta na PUC do Rio Grande do Sul.
Quero continuar compartilhando conteúdos que sejam esclarecedores na Internet e trabalhando com aqueles que precisam e não conseguem pagar os altos preços dos "grandes" profissionais de Psicologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário