segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

O CANSAÇO MENTAL: SINTOMAS E DICAS PARA ALIVIÁ-LO

O cansaço mental é percebido quando indivíduo chega ao seu limite. Neste momento, frequentemente ele quase não consegue dominar o seu raciocínio, ao mesmo tempo que já não consegue visualizar coisas/fatos positivos.



A pessoa passa a ter dificuldade para resolvers problemas simples do dia a dia, sendo que seu corpo (físico) passa a sofrer consequências desse estado. O cansaço mental gera problemas, como insônia, hipertensão, dores, gastrite, dificuldade para se concentrar, baixa imunidade, entre outras doenças.

Atualmente, o cansaço mental é resultado do fluxo constante de trabalho e de informações. É como se o indivíduo tivesse uma rotina tão agitada, que precisasse que o dia tivesse 25 horas para dar conta de todas as tarefas, sem falar nas poucas horas de sono.

Geralmente, os sintomas do cansaço mental aparecem gradativamente (aos poucos), o que significa que sinais constantes de desânimo, sonolência, insônia, dificuldade para se concentrar e irritabilidade devem ser considerados e observados com atenção pelo paciente, que pouco a pouco vê a sua qualidade de vida acabar.

A fadiga excessiva, frequentes alterações de humor, frequente, a perda de memória, tristeza e sensação de angústia são fortes indicações do cansaço mental. Vale frisar que estes sintomas  podem afetar diretamente a imunidade, o que amplia a vulnerabilidade à diversas doenças.

Por isso, devemos estar atentos as alterações no nosso corpo físico e na nossa saúde mental, uma vez que um está ligado ao outro e, por conseguinte, afeta-o diretamente

DICAS PARA ALIVIAR O CANÇASO MENTAL

  • Organize as suas prioridades pessoais, familiares e profissionais, com prazos adequados e sem correria;
  • Cuide da alimentação. Equilibre as refeições, optando por alimentos que forneçam energia e vigor;
  • Pratique alguma atividade física, escolhendo exercícios que lhe tragam prazer;
  • Lide com os problemas de forma mais leve, pois, embora eles sempre apareçam, a forma como lidamos com ele fará toda a diferença, por isso respire fundo sem estresse e sem medo de frustrações;
  • Dedique o tempo livre para momentos que lhe tragam prazer e bem-estar como leitura, um café com amigos, um filme, cuidar das plantas e dos animais de estimação, ouvir boa música ou dançar.

Silvia Laura Abrahão

Nenhum comentário:

Postar um comentário