A Dislexia é um TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM, percebido na criança ou no adulto a partir da pré-escola, embora seja mais diagnosticada nos primeiros anos do Ensino Fundamental.
A pessoa dislexica não possui comprometimento intelectual. Esse Transtorno afeta mais meninos que meninas e que, frequentemente têm histórico familiar. A Dislexia altera a capacidade de reconhecimento, interpretação de símbolos gráficos letras e números.
De acordo com o Instituto de Desenvolvimento Infantil (National Institute of Child Health and Human Development) e com a Associação Internacional de Dislexia (2015, p. 1), esse Transtorno tem origem neurobiológica e é caracterizado pela" dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitiva".
As principais dificuldades enfrentadas pelos disléxicos são (COELHO, 2011):
· Dificuldade em selecionar as palavras adequadas para a comunicação oral e escrita;
· Soletração defeituosa;
· Pobreza de vocabulário;
· Elaboração de frases curtas e simples;
· Dificuldade na articulação de ideias;
· Confusão/inversão/substituição de letras, sílabas ou palavras;
· Problemas de orientação espacial e lateralidade.
Já a dificuldade de aprendizagem é definida como “uma barreira, um sintoma, que pode ser de origem cultural, cognitiva ou emocional”. Em outras palavras, a criança com dificuldade de aprendizagem aprende de forma diferente, algumas vezes precisando de apoios concretos para compreender conceitos abstratos. Destaca-se que as dificuldades de aprendizagem estão ligadas a vários problemas que podem afetar qualquer área do desempenho acadêmico, o que denota que na maioria das vezes elas têm mais de uma causa.
A criança com dificuldade de aprendizagem não apresenta comprometimento intelectual global, bem como não são observadas perturbações emocionais severas, nem motricidade disfunciona. A dificuldade de aprendizagem é decorrente de causas transitórias dentre elas:
- Trocas frequentes de escola;
· Efeitos colaterais provocados por medicamentos, que influenciam no
humor e no comportamento da criança;
· Família muito autoritária ou muito permissiva;
P Problemas de drogas ou álcool presentes na família.
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