1.1 CARACTERÍSTICAS
A Agnosia é uma síndrome na
qual o indivíduo deixa de reconhecer objetos, sons e pessoas que fazem
parte do seu cotidiano, ou ainda pode os reconhecer, mas não sabe nomeá-los. A Agnosia pode ser visual, auditiva, ou tátil (CCM,
2015).
Segundo Gomes (2009), esta
síndrome pode ser causada por um acidente vascular cerebral, um traumatismo
craniano, uma infecção, ou um tumor, quando esses afetam parte do
cérebro responsável pela memorização visual ou sonora.
1.2 SINTOMAS
Um
dos sintomas da Agnosia Visual é o não reconhecimento das formas geométricas
dos objetos. Também configura esta síndrome a impossibilidade de não fazer a
ligação entre um objeto e as informações armazenadas na memória sobre ele. Outras
vezes a dificuldade situa-se na incapacidade de nomeá-los, embora sejam
reconhecidos (CCM, 2015).
A
Agnosia Tatil apresenta como sintoma principal a incapacidade de reconhecer a
temperatura e a textura dos objetos (GOMES, 2009).
É
sintoma da Agnosia Auditiva a incapacidade de reconhecer os sons (verbais,
musicais, de aviso – sirenes). Destaca-se que essa incapacidade leva ao transtorno
da compreensão da linguagem falada, o que pode prejudicar a fala (GOMES, 2009).
1.3 FORMAS
DE TRATAMENTO
De
acordo com o Portal Eletrônico de Saúde CCM (2015), não há um tratamento
específico para a Agnosia, fato que demonstra a necessidade de tratar os
sistomas visuais, auditivos e tateis. Deste modo, defende-se o desenvolvimento
de exercícios de reeducação, acompanhamento psicológico, inclusive da família,
e fonoaudiológico.
1.4 COMO
TRABALHAR A CRIANÇA NA ESCOLA/PROFESSOR
Na
escola, a criança com Agnosia deve ser trabalhada, segundo a sua dificuldade.
Isto é, para aquelas acometidas pela síndrome na área visual recomenda-se
exercícios de discriminação visual: percepção de diferenças entre objetos de formas similares ou letras de grafia semelhante,
Também
é possível recomendar para a Agnosia Visual exercícios de diferenciação
figura-fundo, com vistas a desenvolver a capacidade de concentração apenas no
que é relevante. Além disso, o jogo dos Sete Erros também é importante para o
desenvolvimento de todas as habilidades perceptivas visuais (VALI, 2012).
Para a Agnosia Auditiva,
recomenda-se a prática de exercícios onde a criança descreva, repita ou imite
determinados sons - de sino, de pessoas caminhando, cachorro latindo, telefone.
Com o objetivo de aprimorar a diferenciação entre os sons da linguagem
sugere-se o trabalho com rimas (VALI,
2012).
A Agnosia Tátil pode ser
trabalhada com a prática de jogos de dominó, todavia esses devem ter cores,
texturas e pesos diferentes.
1.5 PROFISSIONAIS
A
detecção da Agnósia deve ser realizada por um neurologista, já o acompanhamento
da criança por um psicólogo, embora seja importante, nos casos de Agnósia
Auditiva, a participação de um fonoaudiólogo, pois este poderá auxiliar a criança na tarefa de
aprender a fazer compensações, apoiando-se nos sensores que não foram
prejudicados (GOMES, 2009).
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