segunda-feira, 15 de junho de 2020

VOCÊ SABE O QUE É AGNOSIA?



1.1 CARACTERÍSTICAS

A Agnosia é uma síndrome na qual o indivíduo deixa de reconhecer objetos, sons e pessoas que fazem parte do seu cotidiano, ou ainda pode os reconhecer, mas não sabe nomeá-los. A Agnosia pode ser visual, auditiva, ou tátil (CCM, 2015).  
Segundo Gomes (2009), esta síndrome pode ser causada por um acidente vascular cerebral, um traumatismo craniano, uma infecção, ou um tumor, quando esses afetam parte do cérebro responsável pela memorização visual ou sonora.

1.2 SINTOMAS

Um dos sintomas da Agnosia Visual é o não reconhecimento das formas geométricas dos objetos. Também configura esta síndrome a impossibilidade de não fazer a ligação entre um objeto e as informações armazenadas na memória sobre ele. Outras vezes a dificuldade situa-se na incapacidade de nomeá-los, embora sejam reconhecidos (CCM, 2015).
A Agnosia Tatil apresenta como sintoma principal a incapacidade de reconhecer a temperatura e a textura dos objetos (GOMES, 2009).
É sintoma da Agnosia Auditiva a incapacidade de reconhecer os sons (verbais, musicais, de aviso – sirenes). Destaca-se que essa incapacidade leva ao transtorno da compreensão da linguagem falada, o que pode prejudicar a fala (GOMES, 2009).

1.3 FORMAS DE TRATAMENTO

De acordo com o Portal Eletrônico de Saúde CCM (2015), não há um tratamento específico para a Agnosia, fato que demonstra a necessidade de tratar os sistomas visuais, auditivos e tateis. Deste modo, defende-se o desenvolvimento de exercícios de reeducação, acompanhamento psicológico, inclusive da família, e fonoaudiológico.
  
1.4 COMO TRABALHAR A CRIANÇA NA ESCOLA/PROFESSOR

Na escola, a criança com Agnosia deve ser trabalhada, segundo a sua dificuldade. Isto é, para aquelas acometidas pela síndrome na área visual recomenda-se exercícios de discriminação visual: percepção de diferenças entre objetos de formas similares ou letras de grafia semelhante,

Também é possível recomendar para a Agnosia Visual exercícios de diferenciação figura-fundo, com vistas a desenvolver a capacidade de concentração apenas no que é relevante. Além disso, o jogo dos Sete Erros também é importante para o desenvolvimento de todas as habilidades perceptivas visuais (VALI, 2012).
Para a Agnosia Auditiva, recomenda-se a prática de exercícios onde a criança descreva, repita ou imite determinados sons - de sino, de pessoas caminhando, cachorro latindo, telefone. Com o objetivo de aprimorar a diferenciação entre os sons da linguagem sugere-se o trabalho com rimas (VALI, 2012).
A Agnosia Tátil pode ser trabalhada com a prática de jogos de dominó, todavia esses devem ter cores, texturas e pesos diferentes.

1.5 PROFISSIONAIS

A detecção da Agnósia deve ser realizada por um neurologista, já o acompanhamento da criança por um psicólogo, embora seja importante, nos casos de Agnósia Auditiva, a participação de um fonoaudiólogo, pois este poderá auxiliar a criança na tarefa de aprender a fazer compensações, apoiando-se nos sensores que não foram prejudicados (GOMES, 2009).

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