terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

UMA DICA PARA ESPANTAR A INSÔNIA (SEM REMÉDIO E SEM CHAZINHO)

Ficar rodando e rodando na cama em busca do sono não é nada agradável, principalmente se ao amanhecer temos um dia de trabalho ou estudo pela frente.

Tirando os reais problemas de saúde, que devem ser devidamente diagnosticados e tratados, a insônia, infelizmente visita a todos nós em algum período de nossa vidas. Assim, antes de se desesperar e sair em busca dos nada eficazes "calmantes", vale seguir esta sugestão que foi testada cientificamente por pesquisadores da Universidade Baylor, nos Estados Unidos. 
Estes estudiosos descobriram que reservar cinco minutinhos, antes de deitar, para escrever as "coisas" que se deseja fazer nos próximos dias, leva o cérebro a compreender que tais objetivos por estarem escritos não serão esquecidos por nós, aumentando a probabilidade deles serem alcançados, algo que diminui a ansiedade e, por conseguinte, ajuda a mente e o corpo a relaxarem, contribuindo para uma noite de sono tranquila.
É fato que ao deitar sempre pensamos no que queremos e no que devemos fazer, o que frequentemente nos TIRA o sono. Todavia, ao passar esses anseios para o papel esta ansiedade, este estresse, essa angústia se dissipam, como se tirassem um peso de você, fator que leva ao tão sonhado "alívio".
Segundo Michael Scullin, principal autor da pesquisa, a lista de tarefas impostas pela sociedade e (muitas vezes) por nós mesmos só cresce, sendo que aquilo que deixamos de realizar tende a nos causar preocupação justamente quando colocamos a cabeça no travesseiro. 
Neste sentido, foi realizada esta pesquisa com o fim de amenizar as dificuldade de dormir. Para tanto, foram recrutados 57 universitários para passar uma noite no laboratório da faculdade. Enquanto uma parte foi incentivada a escrever tudo aquilo que devia se lembrar de fazer nos próximos dias, a outra turma anotava as tarefas que havia completado nos dias anteriores. Como resultado, observou-se que aqueles que colocaram no papel os planos para o futuro conseguiram dormir, em média, 9 minutos mais cedo (valor considerado significativo pelos estudiosos) do que aqueles que se prenderam aos fatos já realizados. 
Deste modo, não custa tentar, não é mesmo? E para aqueles que têm o hábito de dormir, acordar no meio da noite e ficar fritando quase até a hora de levantar, sugiro que deixem papel e caneta do lado da cama e escreva, ou seja, faça o mesmo processo. Ponha no papel o que te aflige, o que está pesando em você.
Insônia é coisa séria, por isso faça o teste. Quem sabe o que você precisa é só esvaziar sua mente e o seu coração!!!!
Boa noite de sono pra você!!!!
Silvia Laura Abrahão

Nenhum comentário:

Postar um comentário